Apóstolos

Apóstolos
A Última Ceia, Pintura em Tela à óleo

sábado, 16 de maio de 2015

Apóstolo é um enviado? - Livro Apóstolos

Todos os que são enviados por Deus, ou acreditam que 

são, podem denominar-se apóstolos?

   Pelo menos em seu sentido básico na tradução direta do Grego este é o significado. Mas apenas a tradução direta não serve como base para afirmar que um enviado é um apóstolo, com a mesma missão dos 12 chamados por Jesus. Embora a palavra fosse conhecida, e pouco usada no mundo grego, nenhuma delas é utilizada da maneira como o Novo Testamento utiliza, pois lhes falta o componente de enviado com autoridade e com poderes de representação. Esse é o significado utilizado no Novo Testamento. Podemos afirmar que o conceito de apóstolo, da maneira como é utilizada no Novo Testamento, tem origem em Jesus (lucas 6.13). 
   O próprio Jesus estava familiarizado com o termo e o mais provável é que utilizou com base no Antigo Testamento. Os reis de Israel costumavam enviar súditos como representantes legais (Josafá em 2Cr 17.7-9, Davi em 1Sm 25.40-41). Os “enviados” de um rei eram considerados como o rei em pessoa, a ponto de as ofensas feitas a eles eram consideradas como ofensas feitas ao próprio rei. Os profetas no antigo testamento eram também considerados como enviados de Deus, autorizados a falar em nome dele (Isaias Is 6.1-10, Jeremias Jr 1.4-10, Ezequiel Ez 2.1-3.10). 
   O próprio apóstolo Paulo vê seu chamado como uma continuidade do ministério dos profetas do Antigo Testamento (Rm 1.1-7). Ao designar seus apóstolos Jesus parece tê-lo feito nos moldes do chamado e da missão dos antigos profetas de Israel. Escutá-los era escutar a Deus, recusá-los era recusar a Deus. 
   É aqui que encontramos o fundamento para o argumento de que os apóstolos foram os sucessores dos profetas como canais de revelação de Deus e não apenas enviados no sentido direto da tradução.
   Apóstolo é um enviado? Na tradução direta sim, mas na sua representação essa tradução somente reduz seu significado no Novo Testamento.

   Então todos os que são enviados por Deus, ou acreditam que são, podem denominar-se apóstolos? Não, pois seu significado é muito maior do que apenas o de enviado.

Texto baseado/retirado no livro: Apóstolos - Verdade bíblica sobre o assunto de Augustus Nicodemus Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário