Apóstolos

Apóstolos
A Última Ceia, Pintura em Tela à óleo

sábado, 16 de maio de 2015

Por que as características apresentadas até agora são importantes nos dias de hoje?

Apóstolos: Seria este um ofício legítimo nos dias de hoje?

   São importantes, pois em nosso dias, e no contexto brasileiro, cresce o número daqueles que se denominam “apóstolos”. Seria este um ofício legítimo nos dias de hoje? Alguém pode trazer para si essa missão no mesmo contexto e característica daqueles que andaram com Jesus? Nos textos até então apresentados, e firmados nas Sagradas Escrituras, é difícil acreditar que ainda existam apóstolos por ai na mesma missão que os 12, pois deveriam ter as mesmas características da missão dada por Jesus. Algumas frases que são ditas por aqueles que acham-se apóstolos nos dias de hoje:   

“Fui enviado por Deus, logo posso (em muitos casos devo) ser chamado de apóstolo!”
   Ser chamado de apóstolos somente por ser um enviado (seja por quem for) é diminuir o contexto em que esta palavra foi utilizada por Jesus (veja Apóstolos: Apóstolo é um enviado?).

“Jesus não estabeleceu somente 12, ficando em aberto a nomeação de novos apóstolos!”
   Não parece o que a bíblia nos diz (vejamos o caso de Paulo depois), mas os doze representaram o novo Israel, sendo a contraparte dos doze patriarcas da nação, representado pelas doze tribos de Israel. Relação clara e direta com a nova aliança feita em Jesus, veja a importância no fato de que o Senhor diante dos 12 estabelece a nova aliança, em contraste com a antiga feita com Israel, estabelece o sacramento da Ceia em substituição à Páscoa. (veja Apóstolos: Porque a escolha do número 12 para os Apóstolos?).

“Sinto um chamado para ser apóstolo, essa é minha missão!”
   A missão dos 12 foi bem clara e dividiu-se entre antes e depois da ressurreição de Jesus. Antes, a missão em muito se assemelha ao papel dos antigos profetas de Israel, que eram enviados por Deus para falar ao povo das cidades dos reinos do Norte e do Sul. Eles deveriam evitar as regiões habitadas por gentios e samaritanos (veja aqui Apóstolos:Qual foi a missão dos 12 antes da ressurreição de Jesus?). Após, ser testemunhas da ressurreição, lançar os fundamentos da igreja, fornecer os escritos apostólicos, levar o evangelho com sinais e prodígios e concessão do Espírito Santo aos samaritanos, gentios e seguidores de João Batista. (veja Apóstolos: Qual foi a missão dos 12depois da ressurreição de Jesus?)

   Alguém hoje pode dizer que sua missão está no mesmo porte dos antigos profetas de Israel? Foi dado o estabelecimento da nova aliança pela Santa Ceia? Foi testemunha da ressurreição de Jesus? Foi chamado para lançar os fundamentos da igreja? Forneceu por acaso os escritos apostólicos? Foi concedido os mesmos sinais e prodígios feitos pelos apóstolos no mesmo contexto desses?

   Não! Não! Não! Não para todas as perguntas. Por que alguém faz isso hoje em dia? As razões podem ser muitas: vaidade, orgulho, obter lucro...

   Segue uma frase do PastorRento Vargens  que resume bem esta situação: 

Uma pessoa que se auto-intitula apóstolo de duas uma: ou é um apedeuta que desconhece as Escrituras ou é um mal-caráter. (Renato Vargens)”

A seguir: E Paulo?

Texto baseado no livro: Apóstolos - Verdade bíblica sobre o assunto de Augustus Nicodemus Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário