Apóstolos

Apóstolos
A Última Ceia, Pintura em Tela à óleo

domingo, 17 de maio de 2015

E o Apóstolo Paulo? As marcas do seu apostolado - Comissionado diretamente pelo Senhor - Livro Apóstolos

Comissionado diretamente pelo Senhor

"Apóstolos, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos" (Gl 1.1; cf. 1.11-12)   

   A segunda marca do apostolado de Paulo é o comissionamento direto que ele recebeu do Cristo ressurreto. Este comissionamento parece ter sido dado através de Ananias que foi mandado por Jesus em uma visão (e não em uma aparição) ao encontro de Saulo, que estava cego, em oração e jejum, já por três dias, na casa de Judas, na rua Direita em Damasco. Ao aparecer a Ananias, que ainda estava relutando em se aproximar do perseguidor Saulo, Jesus lhe diz: "Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome..."(At 9.15). 
Ananias, por sua vez, ao encontrar-se com Saulo lhe diz: "O Deus de nosso pais, de antemão, te escolheu para conhecerdes a sua vontade, veres o Justo e ouvirdes uma voz da sua própria boca..." (At 22.14).
Como, para Paulo, se tratou de de uma chamada do próprio Cristo, mesmo que mediante Ananias, ele não teve dificuldade em atribuir sua chamada diretamente ao Cristo ressurreto, ao apresentar um relato condensado dos fatos em sua defesa, perante Agripa (At. 26).
   À semelhança dos doze, Paulo viu a Cristo depois da ressurreição e foi comissionado diretamente por ele para ser testemunha deste fato. O evento de Damasco foi, ao mesmo tempo, a conversão e a chamada apostólica de Paulo. Ele é apóstolo tanto quanto os doze o forame tem as mesmas credenciais que ele tem. Seu chamado tardio e posterior aos doze se deveu às demandas crescentes da missão gentílica, como veremos mais adiante.

Veja este trecho de um filme sobre Paulo de sua defesa perante Agripa:




E o Apóstolo Paulo? As marcas do seu apostolado - Sofrimento pelo evangelho - Livro Apóstolos

Texto baseado/retirado no livro: Apóstolos - Verdade bíblica sobre o assunto de Augustus Nicodemus Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário